Produção colaborativa
Para produzir um texto de forma colaborativa, com toda a certeza é mais fácil com processadores de textos computacionais do que na caneta ou com máquina de escrever. Afinal é mais fácil escrever, reescrever, fazer cópias e permitir que outras pessoas leem. Já foi um grande avanço compartilhar por disquetes, depois anexando a e-mais e mais recentemente pela nuvem. Mas como lidar com o crescente número de versões simultâneas que essa pratica pode gerar?
Controle de alterações
Um recurso pouco conhecido fora do meio profissional é o controle de alterações. Quando ativado faz com que toda alteração realizada no texto fique gravada de forma que pode ser aprovado e mantido ou reprovado e retorne a versão original. No Microsoft Word este recurso está presente no menu Revisão, que também há opção de comentários sem alterar o texto. Já no LibreOffice Writer estes recursos estão no menu Editar: Registrar Alterações e Anotação, respectivamente.
É possível usar estes recursos entre o Word e o Writer sem perda de informações, basta salvar o arquivo como DOCX. Em nosso trabalho é muito comum o revisor fazer as alterações com o controle de alterações ativado, devolver o texto para o autor avaliar suas alterações e comentários. Em uma troca simples até 3 pessoas e em etapas bem delineadas essa troca por e-mail funciona bem. Mas quando há mais pessoas envolvidas e principalmente de forma simultânea na mesma etapa produtiva ter estas ferramentas na Nuvem é de grande valor.
Textos colaborativos na nuvem
Para produzir um texto na nuvem, dentre varias opções, destaco o Google Drive e o Microsoft 365 por serem soluções amplamente conhecidas. Em ambos é possível ter diversas pessoas com arquivo aberto, alterando e visualizando as alterações em tempo real construindo a mesma versão do arquivo. Um recurso muito interessante que ambas as ferramentas tem é o histórico de versões. Um trunfo da ferramenta do Google é a licença, que permite uso de todos os recursos de forma gratuita, bastar ter uma “Conta Google”.
Aliás, outra vantagem de trabalhar na nuvem é que o risco de perder sua produção por uma queda de energia ou uma falha em seu computador é mínima. O sistema salva instantaneamente todas as alterações, bastando que esteja conectado a internet. Por ser conectado a rede universal é possível editar de qualquer dispositivo. Você pode escrever de qualquer computador, Smartphone, tablet, etc. Para manter este arquivo salvo só é necessário que o serviço esteja ativo.