Confira em mais detalhes a nossa proposta de campanha de pré lançamento por financiamento coletivo
Antes da campanha
- Selecionar uma plataforma de financiamento coletivo (Kickante, Benfeitoria, Catarse, etc);
- Desenvolver o material da campanha:
- Textos;
- Imagens;
- Vídeos.
- Adequar o conteúdo as plataformas, redes sociais, Whatsapp, e-mail, etc.
- Elaborar um escopo e orçamento do projeto de produção e publicação
- Estudar os custos das recompensas.
- Definir meta de arrecadação.
Durante a campanha de pré venda:
É importante o comprometimento e empenho durante o período de campanha, pois é fundamental para o sucesso. Ter amigos, familiares, conhecidos, colegas de trabalho é bem interessante para começar e até mesmo para bater a meta. Mas estaremos na internet para o Brasil e o mundo, uma excelente oportunidade para ganhar ainda mais visibilidade e conquistar leitores e fãs.
- 50% do valor arrecadado será reservado para a impressão, embalagem, envio dos livros e outros custos da campanha;
- Até atingir a meta:
- 40% Custeio dos serviços editoriais;
- 10% Direitos autorais;
- Após atingir a meta:
- 50% Direito autorais.
A meta:
O objetivo é poder custear a produção e publicação do livro e também atender a contrapartida de todos que contribuírem para a realização deste novo livro. Assim sendo é composta de:
- 50% Custo da impressão, embalagem, envio e contrapartida para a plataforma de arrecadação;
- 40% Para atender o orçamento de produção e publicação, se quiser ver um exemplo, clique aqui;
- 10% Destinado ao direito autoral.
Mas se não atingir a meta?
É possível publicar o livro com uma arrecadação menor que a meta? Sim, há o “copo meio cheio” desde que:
- Ter valor para atender as contra partidas e custos de campanha;
- Do orçamento da editora: custear os serviços de ficha catalográfica, ISBN e revisão ortográfica;
- O autor pode abrir mão de receber neste momento os 10% de direito autoral;
- Aceita-se doações para fechar esse valor mínimo;
- O saldo do valor que falta para atender o orçamento da produção e publicação passa a ser amortizado com as futuras vendas de livros.
Recompensas possíveis para o pré lançamento de um livro
Nas campanhas de financiamento coletivo, crowdfunding, com o propósito de recompensar os colaboradores, que tenha uma contra partida de acordo com o valor da participação. No nosso caso que queremos lançar novos livros, uma cópia do livro é o mais provável e objetivo, bem como são possíveis outras recompensas:
- Agradecimento: geralmente para valores simbólicos, mas que certamente ajudam;
- Marcador de página, cartão postal: Este até envolve algum custo, mas pequeno, pode ser a contra partida entre o agradecimento e a cópia de um livro;
- Exemplar autografado: Esta é a nossa principal contra partida e pode ter como valor o preço de capa;
- Edição especial: Podemos pensar em uma edição única e rara destinada a quem compre o livro direto com o autor, dependendo, podemos pensar em capa dura, papel diferenciado, paginas coloridas, etc;
- Entrevista / Consultoria / Conversa: Para alguns colaboradores especiais o autor pode reservar um tempinho na agenda para se dedicar pessoalmente a ele;
- Palestra / Apresentação: Esta opção nem sempre cabe, mas quando convêm é bem interessante.
Algumas dessas contrapartidas podem se somar. Por exemplo, quem adquirir um livro, pode ganhar um marcador de página e o agradecimento.
Após a campanha de pré venda:
Se atingir a meta
O livro será publicado atendendo o compromisso que a Ar Editora firma com todos seus autores em contrato. Poderá ter o livro a venda em nosso catálogo com comissão de 30% para o autor, será disponibilizado para as livrarias parceiras com 10% do preço de capa do impresso para o autor. Claro, com total liberdade do autor com sua obra, podendo imprimir e reimprimir, na tiragem que melhor lhe atender, sempre a preço de custo como previsto em contrato.
Se não atingir a meta, mas for possível publicar
O livro será publicado atendendo o compromisso que a Ar Editora firma com todos seus autores em contrato e poderá ter o livro a venda em nosso catálogo e será disponibilizado para as livrarias parceiras. Mas até que se some o valor da meta teremos as seguintes regras:
- Será limitado a 10% o repasse das vendas para o autor, quando a venda ocorrer diretamente pela editora 20% do preço de capa será destinado ao saldo restante da campanha;
- O autor poderá pedir exemplares de seu livro, mas será acrescido 20% do preço de capa para cada unidade e a tiragem mínima será de 30 exemplares, afim de atender o saldo da campanha;
- O contrato não poderá ser rescindido antes de 5 anos ou a quitação do saldo da campanha, valendo o que vencer primeiro.
Se não atingir a meta e não for possível publicar o livro
Ok, as vezes acontece. Para isso as plataformas de financiamento coletivo devolvem para todos os colaboradores da campanha o valor arrecadado e nós ficamos com o aprendizado.
Considerações finais
Esta proposta de pré venda é uma metodologia de financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding e está alinhado com o que acreditamos para o fomento do livro, como pode conferir em nosso artigo. Trata-se de um método enxuto, ágil e seguro para tornar o livro possível. Seguro pois envolve baixo, ou mesmo nenhum, investimento financeiro dos proponentes. Faz mais necessário o empenho de tempo, criatividade e diálogo com o público, se o trabalho for bem feito a chance do resultado positivo é alta.
Para todo que deseja publicar seu livro conosco, por favor, nos envie sua obra!