Descrição
Aos pais e professores,
A formação de leitores se estabelece na interdependência de ambientes sociais e interlocução com pessoas letradas, em diferentes níveis. Logo, a participação social e a intencionalidade das relações estabelecidas geram as práticas de mediação, que disseminam as práticas leitoras. Assim ocorre que a ausência das referidas condições prejudica a mediação mesmo em ambientes sociais especialmente dedicados à educação, como os estabelecimentos escolares.
Além disso, é comum no Brasil a ausência de acervos voltados para leitura do publico infantil, isto é, a leitura como prática de lazer e entretenimento, e isso faz com que os procedimentos da educação formal não se reflitam em situações prazerosas , quase sempre como uma obrigação. Ou seja, o cidadão alfabetizado desde a infância não estabelece o sentido da leitura em sua vida, e o Brasil segue como um território de enfrentamento do analfabetismo funcional.
Na contramão dessa tendência, as novas tecnologias estabelecem vínculos com a prática da escrita e da leitura, ainda que de forma simplória no cotidiano do aluno em fase de alfabetização. Com isso, muitos questionamentos são feitos diariamente acerca do uso dos incontáveis celulares no ambiente escolar.
É evidente, portanto, que o assunto gera discordâncias e esse livro pretende trazer à tona a reflexão acerca da busca incansável pelo prazer da leitura e o bom senso no uso da tecnologia que invade as escolas do século XXI. Reforçando que com ou sem ela, o professor é a estrela do processo de ensino-aprendizagem e deve ser sempre valorizado, aplaudido e admirado por toda a comunidade.
A autora
A escritora Lorenza Ferreira é uma referência no ensino de redação na região metropolitana do RJ e tem sua carreira profissional marcada de sucesso e competência, dentro e fora desse Estado. O livro “As Histórias de Davi” é a sua obra mais recente.
A autora conta uma história sobre um personagem chamado Davi e sua aventura no mundo das letras, frases e tecnologias. Você viajará com esse pequeno jovem em um cenário contemporâneo educacional onde tudo aconteceu.
Robledo Moraes – Pedagogo e diretor do Colégio Adventista de Itaboraí.
Avaliações
Não há avaliações ainda.