Descrição
A escola é só um momento – embora marcante – da vida dos alunos. Ao concluir essa etapa, seguirão suas trajetórias de vida. Alguns ampliarão seus conhecimentos em outros cursos, e há aqueles que não prosseguirão em estudos normais. Cabe à escola, portanto, oferecer uma formação geral que capacite o cidadão a continuar aprendendo, isto é, que contribua significativamente para sua autonomia. Por conseguinte, deve estar devidamente capacitado para realizar uma leitura crítica dos condicionamentos de sua existência; e tal capacitação só é possível se relacionada e avaliada em função da compreensão social e histórica em que se inserem todos os aspectos de sua vida.
As escolas devem, então, ser espaços de liberdade de pensamento e expressão; devem ser espaços de democratização do saber; devem ser respostas às necessidades permanentes das comunidades nas quais estão inseridas e, sobretudo, devem ser espaços onde os horizontes individuais e coletivos se encontrem com fim último do enriquecimento cultural de todos, para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Avaliações
Não há avaliações ainda.