Sua história pode virar um livro

Sua história pode virar um livro

Tenho uma história para contar, mas não sei por onde começar.

Quantas histórias já ouvimos e falamos: nossa essa história dava um livro! Ou mesmo aquelas que conhecemos e gostaríamos de pôr no papel, mas não sabemos por onde começar.

Mas sabe por onde se começa a escrever uma história? Pondo no papel, riscando a ponta da caneta ou do lápis, fazendo essa história ganhar lugar na folha.

Nas aulas de redação aprendemos que para escrever é necessário seguir uma estrutura, e para que a sua história seja compreensível, ela precisa ter uma lógica cronológica dos fatos, seus personagens precisam ser caracterizados para que assim comecem a ganhar vida, mas a arte permite ousar, a literatura é livre, bem vimos nas obras de Machado de Assis e Guimarães Rosa, para citar alguns dos nossos grandes escritores. Porém, é claro, a história ainda precisa ter algum pé e cabeça.

Para começar a escrever, depois da ideia, precisamos das palavras e para isso um vocabulário que vá correndo vasto as linhas, tomando conta, enchendo páginas. Pode ser poema, prosa ou romance, pode ter o estilo que quiser, podem ser 20 ou 1000 páginas. A história que precisa ser contada, segue a regra de quem a conta.

Mas ora, parece fácil! Para escrever uma história precisa-se de caneta, papel e uma ideia posta, um desfilar de palavras à toa, na boa se cruzando e dando liga.

Para começar a escrever você precisa começar e começar pode parecer desafiador. Escrever da maneira que a ideia vem, mesmo sem organização, mesmo duvidando de certa beleza, mesmo achando o páragrafo cheio, mesmo achando vazio de mais. Escrever faz parte de tirar de si uma ideia, uma grande história e fazer com que ela ganhe vida, com que ela expanda.

Escrever não precisa tanto método, nem tanta preocupação com o tempo de crescer ou mesmo a lonjura das páginas.

Um dia eu comecei a escrever, um dia alguém começou a ler, um dia começaram a gostar, um dia eu publiquei e a minha palavra ganhou leitores que fizeram as palavras ganharem novos ares.

Não tem ideia de como começar a escrever? Comece contando a história do seu jeito, não existe uma forma certa de contar a sua história, se não a maneira como ela é contada por você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.